Comitiva Raíz - 3 dias e 2 noites - Vivendo como Peão

Cavalgar no Pantanal é uma experiência incrível. Agora imagine passar três dias levando a boiada junto aos peões de uma Comitiva Pantaneira, comer em um Almoço de Comitiva ao ar livre e dormir em redes e barracas sob o céu estrelado em uma fazenda histórica e legitimamente pantaneira? Assim é o Comitiva Raíz!

Uma vivência única de três dias e duas noites inesquecíveis!


Como é o Comitiva Raíz

Comitiva Raíz é uma experiência para quem quer viver a cultura e tradição pantaneira de verdade, vivenciando todos os momentos de uma Comitiva Pantaneira.

Conheça o Roteiro


1º Dia: Sexta-feira

Chegada ao Mato Grosso do Sul com destino à Miranda.

Check-in no Pantanal Hotel a partir das 14h. Noite Livre. Pernoite.
  Sugestão de local para jantar: Restaurante Caqui Quintal.


2º Dia: Sábado - Dia de Comitiva Pantaneira Raiz no Pantanal Experiência

Café da manhã no hotel e saída às 7h30min com direção a fazenda Pantanal Experiência para o início das atividades do dia.

Chegada na fazenda e recepção de boas vindas com café no cupim.

No receptivo da fazenda será realizada uma visita ao museu e às cocheiras.

Às 9h saída do grupo para o redondel para apresentação, orientação e ambientação do homem com o cavalo. Será apresentado as vestimentas e os acessórios utilizados pelos peões pantaneiros na lida do campo.

Após todos estarem montados e prontos, às 10h se inicia cavalgada pela trilha dos Bacuris. A trilha na maior parte do percurso é sombreada pelas árvores e as margens do Córrego Agachi.

Ao final da trilha às 11h30, parada apresentação do nado com cavalo na lagoa e uma roda de prosa com Tereré. Às 12h Almoço de Comitiva.

Após o almoço, um breve momento para descanso em redes e distribuição das funções de cada participante na comitiva (explicação técnica da comitiva fornecida pelos peões guias).

Após o almoço o grupo irá arrebanhar o gado para que o mesmo seja levado até o mangueiro. Chegada prevista no mangueiro às 16h30.

Após a chegada da comitiva no mangueiro, cada participante irá realizar o trato de seu cavalo (desencilhar, banhar e alimentar).

No final do dia, é hora de organizar o acampamento de comitiva (pouso pantaneiro). Com o acampamento em ordem, o grupo estará livre para descanso e banho, pois às 19h se inicia a Roda de Viola com churrasco pantaneiro.

O jantar se encerra às 21h e todos estão liberados para dormir.


3º Dia: Domingo - Dia de fazendeiro

Neste dia o grupo poderá vivenciar algumas atividades corriqueiras de uma fazenda, como uma visita ao mangueiro para tirar o leite da vaca – horário: 5:00h.

O café da manhã do pantaneiro é conhecido como "Quebra Torto" (carreteiro, ovo frito, café e outros) a partir das 6h30.

Após o quebra torto, será realizada uma apresentação da prova do tambor e laço comprido.

Para quem quiser continuar com a experiência de um dia "de peão pantaneiro" será possível fazer uma cavalgada pelos campos da fazenda.

Ou, poderá ser realizada uma leve caminhada pela Trilha Cheiros e Sabores do Pantanal: um percurso para aguçar os seus cinco sentidos, ao ritmo do canto dos pássaros e percorrendo as atividades do dia a dia da fazenda. O contato com a cultura também faz parte do caminho. No trajeto, uma trilha sombreada pelas palmeiras de Bacuri, repleto de histórias e lendas do Pantanal.

Ao final do passeio uma visita à igreja para agradecer. Almoço Pacu Pizza e acompanhamentos.

Hora de levantar acampamento para o encerramento das atividades às 14h.


Saídas Programadas (2022)

Agosto: de 26 a 28

Setembro: de 23 a 25

Outubro: de 28 a 30

Novembro: de 25 a 27

Dezembro: de 09 a 11


O que inclui

  • 01 noite de hospedagem com café da manhã em Miranda (primeiro dia do roteiro);
  • 01 noite de acampamento de comitiva: pouso em barracas, redes ou alojamento (as pessoas que quiserem dormir em alojamento pagarão uma taxa adicional de R$ 80,00 por pessoa);
  • 01 café da manhã (quebra torto) na fazenda;
  • 02 almoços na fazenda, sendo um almoço durante a comitiva (bebidas inclusas - água mineral e refrigerante) e outro almoço no terceiro dia (bebidas não inclusas);
  • 01 Jantar (churrasco pantaneiro) com roda de viola (bebidas não inclusas);
  • Atividades conforme descritas no roteiro;
  • Acompanhamento de guias pantaneiros;
  • Seguro passeio oferecido pela fazenda.
 

Não inclui

  • Transporte: o deslocamento até a fazenda não está incluso;
  • Refeições e bebidas não mencionadas;
  • Gastos extras e despesas pessoais.

Observações Importantes

  • Idade mínima para realizar o roteiro: 13 anos;
  • O acampamento de comitiva (pouso pantaneiro) será realizado em redes e/ou barracas de até 2 pessoas (será fornecido colchonete, e roupa de cama). No ato da reserva a pessoa já deve informar que deseja dormir em rede ou em barraca.
  • *Alojamento: a fazenda tem uma casa com ar condicionado nos quartos que poderá ser utilizada para o pernoite, para quem não quiser dormir em barraca ou rede. A configuração da casa é: 01 quarto com 1 cama de casal; 01 quarto com 02 camas de solteiro e + um sofá cama que fica na sala. Total para 5 pessoas. Valor adicional de R$ 80,00 por pessoa.
  • Por conta das características do espaço e das atividades a serem realizadas Não aceitamos animais de estimação;
  • As atividades demandam um nível de condicionamento físico de leve a moderado;
  • Por questões climáticas ou adversas que possam comprometer a segurança ou o aproveitamento das atividades, as mesmas ficam sujeitas a avaliação de cancelamento ou adequação.
  • *Mínimo de 06 pessoas / Máximo de 10 pessoas.

Prontos para viver dias como um peão pantaneiro de verdade? Vem pra cá!

Vem participar de uma Comitiva Raíz!